quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dança do SIRI

O grande sonho de todo o bibliotecário é ter um espaço para sua biblioteca como é descrito em livros do Professor Milanesi da ECA/USP. A biblioteca para ele e para nós, seus alunos, deveria ser um centro cultural com espaço para Teatro, internet, cinema e todas as midias possíveis e , "a la fine", livros e correlatos. Ao entrar no centro de informação a que costumeiramente chamamos de biblioteca, o aluno deveria entrar em um shoping de cultura onde o preço unico pelas atrações deveria ser o tempo que o aluno dispenderia em uma determinada atividade. Bom, ainda não temos este espaço todo mas convidei uns amiguinhos para dançar a dança do Siri dentro da biblioteca. Eles não gostaram muito de pagar este mico, mas de máscara na cara tudo bem.
A biblioteca é o espaço do convívio e da amizade também onde treinamos a tolerância. Eles as vezes incomodam uns aos outros com telefones que tem musiquinhas, com mp5 e outras coisas barulhentas. Bom, resolvi entrar na deles, comprei um mp5 com o qual filmei a dança do siri e a música que foi dançada saia de um celular que já havia algum tempo estava concorrendo com outros sons na biblioteca. Eles gostam de barulho, não quero lhes colocar a mordaça do psiu(aliás eu sempre odiei o psiu, coisa de gente intolerante e muitas vezes sem criatividade para inovar). Quero entretanto entrar no mundo deles para poder indicar leituras que lhes sejam realmente úteis e prazerosas. Mas como faze-lo sem entender como pensam? "piano, piano, se vá lontano" (devagar se vai ao longe) dizia minha mãe enquanto me levava para uma reunião da escola que ficava longe de casa. Ela percorria uns dois ou tres quilometros andando com aparelho hortopédico e muleta, sempre dizendo esta frase.Aprendi cedo a lição. É com o primeiro passo que se começa a grande caminhada. Devagar eu vou, daqui e dali, conquistando mais a amizade deles e é só assim que vou poder fazer um bom trabalho além do foco no acervo e catalogação. Como eu disse anteriormente "de que me adianta ter um acervo onde acho tudo mas não tem ninguém que queira nada." Prefiro procurar junto com eles e ter este contato proximo da conversa e orientação. Além disto eles tem a oportunidade de verificar o arsenal de livros que tem a sua disposição para utilizar quando quiserem.

2 comentários:

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Rudi,obrigada por visitar meu blog. Por aqui também está bem legal. Sabe, tenho muita vontade de colocar as atividades da biblioteca em que trabalho la no Bibliotequices mas...minha chefe não gosta da idéia. Que pena. Ele ficaria bem mais bonito. Suas experiências com os alunos são enriquecedoras. Continue assim.
Bjs

Rudi Santos disse...

OI RO: AQUI SOU O CHEFE, MAS SOU LIMITADO POR INVESTIMENTOS. dE QUALQUER FORMA, JUNTO COM AS MAOS E FAÇO O MAXIMO QUE CONSIGO COM O QUE TENHO. SE VOCE TEM UM CHEFE LIMITADOR DE SUA CRIATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO TALVEZ ESTEJA NA HORA DE SE ENCAMINHAR PARA UMA MUDANÇA DE LOCAL DE TRABALHO. SE ELE NAO DA ESPAÇO PARA A CRIATIVIDADE E PARA A RENOVACAO É UM PÉSSIMO CHEFE E NAO MERECE TER GENTE BOA TRABALHANDO COM ELE. PENSE NISTO. TALVEZ EU SAIA DAQUI O ANO QUE VEM, O QUE ACHA DE TRABALHAR EM COTIA? PODEMOS VER SE DA LIGA. BONS PROFISSIONAIS SAO REQUERIDOS EM TODO LUGAR.PESSOAS IGUAIS AO SEU CHEFE MORREM SEM SAIR DO LUGAR.