sexta-feira, 18 de abril de 2008

A dona aranha subiu pela parede...

Uma biblioteca escolar nada mais é do que uma teia de aranha. O bibliotecario ou a bibliotecaria fica ali espreitando as preferencias dos serezinhos que por ali passam e mais cedo ou mais tarde os prende na teia por um interesse viceral ou furtuito. As mães e pais não tem idéia do esforço constante que é feito pelo bibliotecario para apanhar o moleque ou a menina na teia. Conversas daqui e dali , que às crianças parecem conversas inofensivas(e são) são os fios da teia que desenrolam uma só intenção do profissional, o de achar o mote, o botão ativador que vai despertar interesse na criança pela leitura. Como diz Herbert Viana ou Cazuza, "quais são as flores e as cores pra te prender". Qual é o botão vermelho que aciona a curiosidade do aluno que odeia ler mas adora internet? Como é que podemos, sendo os tiosinhos ou tiazinhas, nos aproximar e fazer uma sugestão que seja levada a sério. Não é dizendo que a internet não presta que vamos conquistar novos leitores para nossas desertas bibliotecas. Não é proibindo o msn, o orkut ou os jogos on line. Na verdade eu acho que, se o bibliotecário tiver a liberdade para tal, inclusive deve jogar com eles e aprender "a manha" dos jogos. com isto vai aprender a pensar como eles pensam.Quem sabe dai surja um caminho. O fato é que, além da maldita TV que tras tudo pronto e cria um robô perfeitamente dirigivel ao consumo desenfreado, temos agora a internet e seus atrativos. Nem pensar que um aluno adolescente iria largar uma tv ou uma boa internet para ler Machado de Assis. Mas quem sabe para ler livros com titulos estranhos e engraçados como: "Como educar seus pais", ou "Tem uma largatixa dentro do meu computador". Ou mesmo interesses capturados daqui e dali como eu disse antes. O futebol por exemplo pode ser uma fonte de captação. Eu odeio futebol, mas acho que tudo que odeio como por exemplo o vicio em jogos on line e msn, pode se tornar em uma ferramenta aliada se eu descobrir qual é a feitiçaria das coisas.té a proxima.

Nenhum comentário: