quinta-feira, 6 de março de 2008

Desespero pairando pelos ares fungóginos...

Cara, tem dia que dá um desespero total neste lugar. Imagine, 10.000 livros para cadastrar e gente te pedindo livros didáticos que você não sabe se tem, assuntos temáticos que exigiriam um resumo dos livros...você fica louco se levar muito a sério. O que eu faço? respiro fundo e vou. Sento com meus usuários alunos para ver do que precisam e como vão indo nas matérias, fico atento aos professores e pesquiso coisas antes até que me peçam, mexo com a cabeça dos alunos da forma que consigo para levarem a sério os estudos e lerem também a leitura do prazer...
Além do castelo de livros que fiz com a pergunta: "Para que servem os livros não lidos", para a qual a resposta de alguns foi "para queimar, a maioria deles" ou "estes livros são velhos, quero ler coisa nova"(plena desculpa para não ler nada), ando colando poemas chão do colégio afora e acho que para estes tenho mais leitores do que para os livros. Fiz algumas pilhas de livros no chão de modos que tropecem e derrubem...sei que pode surgir algum diálogo a partir destas coisas "estranhas" que tenho feito. Não me importo de não catalogar 1000 livros por dia, mas me importo se não conseguir uma boa linha de comunicação com os estudantes. Esta comunicação está acontecendo aos poucos, uns eu contacto via orkut(de fora pois a escola, por ser antiquada, não permite que os alunos acessem e que eu possa com eles manter um diálogo no meio em que gostam e estao acostumados. Com outros o diálogo e o inicio de um aprendizado diferenciado está vindo a partir do meu levantamento sutil de preferências. É certo que tenho alguns impecilhos por aqui. Uma pessoa que dá bronca quando um aluno desenha na lousa da biblioteca (porque pediu minha permissão e eu deixei se expressar), uma escola que manda os alunos que não tem o livro "de castigo" para a biblioteca e os que chegam atrasados também. Professores não leitores que querem que os alunos leiam e um certo descaso com as necessidades da biblioteca por livros mais atualizados e até por uma impressora que imprima as etiquetas corretamente. Mas, fora isto a biblioteca vai bem e um tanto quanto orgulhosa pelos elogios recebidos de professores como:
"fico feliz em ver que a biblioteca está viva, ela conversa com a gente"...?(coloco bilhetes por todos os lados...propaganda subliminar para fazer os alunos repensarem sua repulsa por leitura.
Bom, estantes lotadas, muito trampo... acho que tenho que ir...volto quando puder...té.

Nenhum comentário: