terça-feira, 25 de março de 2008

A chave que faz um motor funcionar.

Cada livro seu leitor, dizia Hanganathan e eu digo a cada leitor uma chave para o motor. Os interesses humanos são diversos. Ninguém levanta da cama a não ser tocado por algum interesse, nem que seja o estimulo da fome que faz o estômago do individuo roncar, alguma coisa nos faz partir para os vários lados onde andamos em nossos afazeres diários. Temos carros de várias marcas e modelos e o que há em comum na maioria deles é que eles tem uma chave que liga o motor. Sem a chave eles funcionam também, tanto é que são levados por ladrões ou até, no caso dos carros de fazenda, não precisam de chave. A chave tem todo um significado imbutido. A chave significa que apenas o proprietário ou alguém autorizado por ele mudam o carro de lugar. Ninguém gasta combustivel do meu carro sem meu consentimento. Eu dirijo meu carro para onde quero. Eu ando com meu carro na velocidade que quero. Ninguém mais além de mim pode fazer isto, a não ser que eu libere a chave. E sabe? Quando eu libero a chave para um adolescente que acabou de tirar a carta fico bem preocupado com o que ele vai fazer a si mesmo e ao meu carro. Mas o importante é que a chave existe para ligar o motor, queimar combustivel, acionar a máquina. Para o leitor também tem uma chave. Do que será que ele precisa para desembestar a ler como se estivesse ladeira abaixo e fosse uma carcaça de pneu. Para alguns uma doença em familia é a chave que obriga a pesquisar e saber sobre a possivel cura. para outros é o futebol, ah, o futebol. Tenho um amigo que detesta ler romances, mas outro dia quando ganhei de um ricaço uns livros que ele ia jogar fora e disse que tinha a hitoria do Santos F.C. pronto, apertei o botão certo, ele logo se interessou e quis o livro para ler. Outros gostam muuuito de computador. Dai, para os alunos daqui da biblioteca estou oferecendo e fazendo eles tropeçarem em titulos como: " Viagem ao centro do computador" ou "tem uma largatixa dentro do meu micro". Como já devo ter dito posts atras, vivo armando pequenas teias de aranha que suscitem duvidas e criem necessidades informacionais no povinho alegre e feliz que frequenta este pedaço. Descobri, além dos quatro que tinha, mais duas leitoras e um leitor sério, todos porretas. É só indicar que eles lêem. Tem gente que se impolga com um titulo e com uma indicação, mas levam para casa pensando que é um filme e não é, é um livro. Qual a diferença? Bom, o filme você senta e espera que algo já construido entre na sua cabeça por osmose, no livro você tem que pegar na colher de pedreiro e construir seu proprio castelo, barraco, carro voador ou o que quer que seja. O filme é o primo pobre do livro. Note que se você ler um livro e depois ver o filme sobre o livro vai ver que pobreza está implicita nesta linguagem das imagens sequenciais. Pontos de vista estáticos do produtor que ja passaram pelo crivo do autor do livro quando o escreveu, casas e castelos que se materialisam da forma como o produtor conseguiu fazer e varias outras coisas que só analisando bem os dois tipos de midia da pra gente perceber. Isto quer dizer que a biblioteca vai morrer? Quer dizer que a TV e o computador vai sufocar a empoeirada casa dos livros só porque a maioria das pessoas gosta mais de receber imagens prontas? NÃO. Quem gosta de livros gosta por alguns varios motivos. Livros são mais praticos, leva-se em qualquer lugar, lê-se na grama, na rua...na chuva e na fazenda ou numa casinha de sapé. O livro você conquista aos poucos, com a sua velocidade de leitura. Seja ela baixa ou alta velocidade. Você vê as paginas passando, olha para o marcador e diz, metade já foi. E nas ultimas paginas dá aquela apressadinha e esticada para saber como é que vai terminar. Lá se foi mais um. Dai você se inspira, escreve coisas, comenta de outras coisas e suas idéias vão se reciclando. Agora qual comentario sobre um programa de tv tem profundidade como o comentario que se faz de um livro? bem poucos e de poucos programas. O motor para assistirmos um filme é o cansaço do dia a dia, o desejo de relaxamento. Já para o livro pode ser a liberdade de escolher entre milhares de titulos e assuntos e a aventura de se conquistar mais uma quilometragem em páginas. Agora você que se aventurou até aqui lendo isto... o que te move ? Me ajude e me responda. Porque você lê? Do que você gosta?

Nenhum comentário: